Maria Manuela Oliveira é Professora no Departamento de Matemática da Universidade de Évora, onde tem desenvolvido a sua carreira científica e pedagógica no domínio das Probabilidades e Estatística, área de especialidade em que realizou o seu Mestrado, Doutoramento e Agregação. É investigadora no Centro de Investigação em Matemática e Aplicações da Universidade de Évora, no Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia e no Centro de Investigação em Matemática e Aplicações da Universidade Nova de Lisboa. Os resultados da sua investigação nas áreas da Análise de Dados Multivariados, Modelos Linear Generalizados, Modelos Linear Mistos, Inferência Linear e Estatística em Ciências da Vida e Ambiente estão publicados em vários artigos em revistas nacionais e internacionais da especialidade.


Brigite Roxo Botequim nasceu em França em 1977. Em 2002, licenciou-se em Engenharia Florestal pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Em 2008, obteve o grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação – Especialização em Sistemas de Informação Geográfica, Demográfica e Ambiental pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, encontra-se a concluir o Doutoramento em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, subordinado ao tema “Instrumentos de Apoio ao Desenho de Paisagens Florestais resistentes ao Fogo”, no Instituto Superior de Agronomia. Desde 2008 tem integrado como bolseira de investigação o Grupo Forest Ecosystem Management Under Global Change - FORCHANGE, Centro de Estudos Florestais, do Instituto Superior de Agronomia. Nestes últimos anos tem utilizado amiúde os seus conhecimentos em áreas científicas relacionadas com a integração da gestão do fogo na gestão florestal, a saber: simuladores de comportamento do fogo, modelação do dano e de probabilidade de ocorrência de incêndios florestais, modelação de gestão e protecção da paisagem florestal - gestão do risco de incêndio, sistemas de informação: modelação, métodos e tecnologias de apoio à decisão no âmbito florestal.

 

Susete Maria Gonçalves Marques nasceu em Lisboa em 1981. Licenciou-se em Engenharia Agrária em 2004 e mais tarde obteve o grau de Mestre em Engenharia Florestal no Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa, e onde actualmente se encontra a desenvolver o seu programa de doutoramento sobre o tema “Integração do risco de incêndio no planeamento da gestão de povoamentos florestais em Portugal”.

 

José Guilherme Borges é Engenheiro Silvicultor e Professor Associado com Agregação de Economia e Gestão dos Recursos Florestais no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Realizou o doutoramento (Ph.D.) no College of Natural Resources da Universidade de Minnesota nos EUA. A sua área de especialização é em modelos, métodos e sistemas de apoio à decisão em planeamento da gestão de ecossistemas florestais. Foi professor visitante em universidades nos EUA e no Brasil, coordena o Grupo IUFRO “Sustainable forest management scheduling” e o Mestrado Europeu Erasmus Mundus “Mediterranean Forestry and Natural Resources Management” e tem uma larga experiência de participação em projetos de investigação nacionais e internacionais. Os resultados da sua investigação estão documentados em cerca de setenta publicações com arbitragem científica e em cem outras publicações. Coordenou vários projetos de consultoria para desenvolver planos estratégicos de gestão em áreas florestais para instituições públicas e privadas bem como para organizações internacionais.



 

 

 

© Escola de Verão da Sociedade Portuguesa de Matemática :: 2013